Energético: cafeína pode ser perigosa para praticantes de exercícios?
A cafeína é bem conhecida entre os praticantes de exercícios físicos, principalmente quem adere a musculação em busca de hipertrofia.
Por ser estimulante, a cafeína promove aceleração do sistema nervoso central. Isso faz com que a pessoa fique mais alerta e sinta menos fadiga.
Porém, quando a dose não é adequada, é possível que os efeitos sejam perigosos.
Aceleração do coração, tontura, dor de cabeça, podem ser sinais de que a dose tolerada pelo organismo foi ultrapassada.
Vendida em cápsulas ou em fórmulas de suplementos, a cafeína pode ser vendida em conjunto de outras substâncias. Fica o alerta, é necessário fazer consulta médica ou orientação de um nutricionista qualificado, presencialmente com um cardiologista para avaliar se você esta apto a utilizar.
Esses suplementos podem ser comprados sem receita, o que pode ser perigoso. Doses de cafeína acima de 400mg ao dia não são recomendadas pela OMS ( Organização Mundial da Saúde) para pessoas sem condições patológicas.
Quem pode utilizar a cafeína como energético
A cafeína pode ser utilizada como estimulante energético com acompanhamento médico para atletas ou um nutricionista, hoje é possível encontrar um nutricionista online e ter esse atendimento de forma prática.
Ter exames em dia e parâmetros sendo acompanhados periodicamente são essenciais para uma adequação ou mudança de conduta em tempo hábil para que não ocasione danos à saúde.
Está se sentido cansado e achando que precisa usar algum energético para estimular seu treino ou dia a dia? Vamos conversar através do WhatsApp. Só clicar no botão aqui do site.
Por: Dra Cláudia Jaróla – nutricionista clínica com aprimoramento em transtornos alimentares pelo IPq-USP.